sábado, 25 de abril de 2009

O uso de crianças soldado



"Considera-se criança todo o ser humano com menos de 18 anos, excepto nos casos em que, em virtude da legislação nacional, a maioridade é atingida mais cedo."

Infelizmente, em muitos países, o uso de crianças para trabalho adulto é muito habitual, sendo um dos piores casos, o uso de crianças soldados.

Muitas pessoas têm conhecimento do uso de crianças em conflitos nos países africanos e da América latina mas, poucos sabem que o Reino Unido usou menores de 18 na invasão do Iraque.

Em 1999 dois dos maiores opositores a proibição do uso de menores de 18 em conflitos armados eram precisamente os EUA e o Reino Unido. A oposição de países tão influentes foi um grande obstáculo para a implementação da proibição do uso de crianças soldados.

Em 2008 foi aprovado nos Estados Unidos o Child Soldier Accountability Act que proíbe o recrutamento e uso de menores de 18 anos em conflitos armados e aumenta as punições para os que continuam a recrutar menores de 18. N0 entanto, jovens de 16 e 17 anos ainda podem entrar nas forças armadas como voluntários, não tendo participação em conflitos armados.

O uso de crianças soldados é considerado pela ONU como a pior forma de uso de mão de obra infantil e essas crianças são as vitimas que mais dificilmente recuperam da guerra.

O recrutamento de crianças com mais de 15 anos em forças armadas governamentais ainda é muito comum, e enquanto, os próprios governos mantiverem a politica de recrutamento ou de aceitação de voluntários entre os 15 e os 18 anos, mesmo que estes não entram em conflitos armados, o trabalho da ONU e da UNICEF no combate ao uso de crianças por milícias será dificultado.

2 comentários:

  1. Pois é, há muita hipocrisia a volta deste assunto, são proibições daqui, aprovações dali, mas o que mais se vê, são crianças na guerra, exploração de mão-de-obra infantil, prostituição infantil,etc, etc.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente os países considerados grandes potências e que têm o poder de fazer com que sejam assinados tratados e convenções internacionais são os primeiros a violá-los e ninguém diz nada. Cabe a nós informarmo-nos sobre isso e deixar de ver esses países como o primeiro mundo porque só o são quando lhes convém.bjs e mais uma vez parabéns pelo blog
    Dagi

    ResponderEliminar